Recalcatti pede esclarecimentos sobre suspensão do concurso

Por Assessoria de Imprensa

Foto: Dálie Felberg / Comunicação ALEP

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) encaminhou requerimento ao governo estadual solicitando esclarecimentos sobre a repentina suspensão do concurso público para a Polícia Civil do Paraná, ocorrida na madrugada de domingo, horas antes da aplicação das provas. Entre outros questionamentos, o parlamentar quer saber se há previsão de retomada do processo seletivo e de quando as novas provas serão aplicadas. Ele também pede para que as provas de cada categoria ocorram em datas distintas.


Delegado Recalcatti manifestou preocupação com a situação dos candidatos que sofreram muitos transtornos com a decisão do cancelamento, anunciada às 5h42min do último domingo. “Metade dos inscritos veio de outros estados e teve de gastar com transporte e hospedagem”, disse ele. “Encaminhei este requerimento para esclarecer como o governo pretende proceder em relação ao concurso a partir de agora e quais os procedimentos legais a serem tomados em relação à Fundação UFPR”, explicou.


No documento, Delegado Recalcatti lembrou que, em setembro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), encaminhou ao governo estadual um pedido para que as provas para as 300 vagas de investigador, 50 de Delegado e 50 de papiloscopistas ocorressem em datas diferentes. “Na época, o objetivo de proporcionar oportunidade para os candidatos que quisessem concorrer a mais de um dos três cargos”, disse. “Mas agora a medida é necessária para a segurança sanitária”, completou.


A realização das provas em datas distintas havia sido acatada pela comissão organizadora do concurso, logo após a apresentação da proposta por Delegado Recalcatti. Em dezembro de 2019, porém, o Conselho da Polícia Civil voltou atrás e decidiu realizar as três provas numa única data sob a alegação de redução de custos. No ofício, o parlamentar pede ainda informações sobre eventuais medidas já adotadas no sentido de responsabilizar os culpados pelo cancelamento das provas.

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout