Recalcatti homenageia o mais antigo servidor da Polícia Civil

Por Assessoria de Imprensa

Foto: Jornal Umuarama Ilustrado


O deputado Delegado Recalcatti (PSD) fez nesta segunda-feira, 23, na sessão remota da Assembleia Legislativa, um discurso em homenagem ao mais longevo servidor de carreira da Polícia Civil do Paraná, o atual delegado-chefe da Subdivisão da PCPR em Umuarama, Osnildo Carneiro Lemes. Ele ingressou na instituição em 1970 como comissário de polícia e, após concluir o curso de Direito, tornou-se delegado em 1974.


Aos 73 anos, delegado Osnildo completou na semana passada 50 anos de carreira na Polícia Civil. O deputado Delegado Recalcatti destacou em seu discurso o desbaratamento de uma quadrilha que, em 1979, realizou o roubo de R$ 43 milhões de um carro de transporte de valores, em Marilena, região Noroeste do Estado.


A única pista que ele tinha era um número de telefone supostamente ligado ao chefe do bando. Para localizar o endereço, doutor Lemes procurou o número em praticamente toda a lista telefônica do Paraná – um calhamaço com milhares e milhares de números de assinantes de todo o estado.


Leia abaixo a íntegra do discurso do deputado Delegado Recalcatti:


Excelentíssimos Senhores Deputados,

Excelentíssimas Senhoras Deputadas.


Na vida, uns passam por ela como espectadores, outros como protagonistas. É assim também na carreira policial. Eu mesmo vivi meus 15 anos de detetive policial e 25 anos de delegado da Polícia Civil com a certeza de que não passaria incólume.


Hoje, como deputado estadual, me sinto no dever de defender e apoiar esta instituição que tanto me trouxe felicidades e desafios.


E que alegria senti quando li a história do meu amigo doutor Osnildo Carneiro Lemes que, no último dia 18 de novembro, completou 50 anos de carreira em nossa Polícia Civil do Paraná.


Delegado Osnildo, hoje com 73 anos, iniciou sua carreira no já extinto cargo como comissário de polícia, em 18 de novembro de 1970.


Em sua ficha funcional, destaca-se o fato de que, três anos depois, já formado em Direito, doutor Lemes prestou concurso para delegado de polícia e foi aprovado. Tonou-se o mais jovem delegado até então na instituição. Em 1974, ele iniciou no novo cargo, sendo designado para atuar no 4° distrito da Subdivisão da PCPR em Londrina.


Durante a carreira policial, doutor Osnildo passou por unidades da Capital e de nove cidades do interior: Paranavaí, Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Arapongas e hoje se encontra lotado na Delegacia de Umuarama.


Diversas histórias fazem parte do portfólio do único delegado cinquentenário da PCPR. Mas a que mais é recordada por ele se refere à investigação do roubo de R$ 43 milhões de um carro de transporte de valores, em Marilena, região Noroeste do Estado, em 1979.


Lembrou o Delegado que: “A primeira pista que tínhamos era de um número de telefone, que seria ligado ao chefe do bando. Para chegarmos ao endereço daquele telefone eu tive que percorrer a lista telefônica inteira e ali acabamos descobrindo que se tratava de um pensionato em Maringá”.


Foi a partir dessa pista que nove dos 12 suspeitos do segundo maior roubo à carro-forte do país, na época, foram presos no Litoral e Interior do estado de São Paulo.


Hoje, com satisfação de fazer parte do time, o atual delegado-chefe da Subdivisão da PCPR em Umuarama conta como era trabalhar na década de 70. “A comunicação acontecia por um sargento radiotelegrafista da Polícia Militar, que era designado em cada subdivisão para fazer a troca dos telegramas. Isso era o nosso E-protocolo da época”, compara.


No dia de hoje, quero parabenizar a trajetória do doutor Osnildo. E, deste Parlamento, congratulá-lo por toda dedicação em prol da consolidação da segurança pública no Estado do Paraná.


O sistema é pesado, maltrata os servidores. São histórias como a do doutor que dignificam todos os policiais. Temos muito a melhorar, muito a avançar. Mas, por ora, é entender que atrás de cada um uniforme há um ser humano com sonhos e planos.


Doutor Osnildo é a representação da resiliência e do compromisso. Que enxerguemos nele uma inspiração para o amanhã.


Era isto que tinha para trazer neste plenário na data hoje, Presidente. Agradeço a atenção de todos e todas.

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout