Aos candidatos, boa sorte! Aos eleitores, vote consciente!

Por Rubens Recalcatti*

Foto de Arquivo


No próximo domingo, o país inteiro irá decidir sobre os rumos de cada cidade do nosso imenso território nacional. Serão reeleitos ou eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.570 municípios, o que certamente irá redefinir as correlações das forças políticas no país. Principalmente no que se refere às próximas eleições gerais que acontecerão em 2022.

As previsões são de que ocorra um alto índice de abstenções, com comparecimento às urnas menor que nas eleições anteriores. O motivo, óbvio, é a pandemia da Covid-19. Muitos deverão optar por evitar as aglomerações típicas das Zonas Eleitorais em dia de votação. Mas tenho defendido que as pessoas busquem votar, tomando todas as cautelas necessárias.

O voto é o principal exercício de participação cidadã num regime democrático e faz parte da construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Não votar, anular o voto ou votar em branco significa que a pessoa abre mão do seu direito de decidir o futuro político da sociedade. Por isso, acredito que o voto seja indispensável e deva ser exercido com convicção.

Embora não seja candidato, tive um profundo envolvimento com as campanhas eleitorais deste ano em dezenas de municípios do Paraná. Durante o último mês, visitei mais de 60 cidades para acompanhar o desempenho de alguns candidatos. A grata surpresa é que fui procurado por mais de 250 candidatos pedindo apoio e manifestações em redes sociais.

Com ou sem chances de eleição, fiz questão de atender praticamente a todos esses candidatos, gravando um vídeo de apoio, atendendo ao telefone para uma conversa e até formando um grupo no Whatsapp para dar orientações técnicas, jurídicas e de propaganda eleitoral. O curioso é que a grande maioria me procurou espontaneamente, sem me conhecer pessoalmente.

Isso me deixou muito contente porque recebi esses pedidos como o reconhecimento de um trabalho parlamentar consolidado em todos os rincões do Paraná, com menos de quatro anos na Assembleia Legislativa. Infelizmente, não pude visitar a todas essas pessoas que me chamaram para participar de suas campanhas. Mas procurei dar toda a atenção possível.

Quero, neste momento, desejar sorte a todos esses candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. Peço a todos que, caso já estejam trabalhando muito, trabalhem em dobro nesta semana de reta final de campanha. É preciso ânimo e empenho, principalmente àqueles que, sem recursos, estão conseguindo se destacar – conheci alguns nessas condições.

Como diz o dito popular, eleição se ganha pedindo até o último voto, com suor na roupa e gastando sola de sapato. Agradeço a todos por terem me procurado. Mas devo destacar que é muito importante a chegada. Mas, se não chegar lá, quero manter contato com todos vocês para continuarmos interagindo e seguindo bons exemplos de política, liderança e respeito.

*Rubens Recalcatti é deputado estadual pelo PSD dep.delegadorecalcatti@gmail.com https://www.instagram.com/delegadorubensrecalcatti/ https://www.facebook.com/DelegadoRecalcatti/

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout