Sai edital para obras do VeloFoz, o “arrancadão” de Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu vai ganhar uma das mais bem equipadas pistas do esporte motorizado do país. De olho em mais atrações turísticas para a cidade no pós-pandemia, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) lançou o edital de licitação para a execução das obras de terraplanagem da Pista de Arrancada das Cataratas, conhecida como VeloFoz. De acordo com o Diário Oficial do Município, a abertura das propostas está prevista para o dia 15 de setembro.

“A prática do arrancadão é muito popular no interior do Paraná e reúne milhares de pessoas, podendo se tornar mais um grande atrativo turístico em Foz do Iguaçu, além de ser um incentivo para a prática segura e adequada desse esporte”, afirmou deputado Delegado Recalcatti (PSD), que, junto com diversos vereadores da cidade, assegurou os recursos para o início das obras.

Delegado Recalcatti disse que, além dos praticantes e amantes do “arracandão”, o VeloFoz tem criado grande expectativa entre empresários que poderão ver o movimento crescer. “A prática do esporte motorizado envolve uma cadeia econômica significativa, como comércio especializado, oficinas mecânicas, lojas de autopeças, rede hoteleira e diversos outros segmentos”, destacou.

A obra está sendo viabilizada com recursos de emendas parlamentares. Além do deputado Delegado Recalcatti, vereadores de Foz do Iguaçu e deputados federais também participaram com recursos. Apoiado diretamente pelo prefeito Chico Brasileiro, que cedeu o terreno onde será construída a pista, o projeto arquitetônico contou com autoria do servidor Jose Junior Petrucci. O empreendimento é coordenado pelo jornalista Oliveirinha.

Localizada às margens da BR-277, na altura do Km-719, no bairro Arroio Leão, a Pista de Arrancada das Cataratas ocupa uma área total de 57 mil metros quadrados e terá função multiuso. Além das disputas de “arrancadão” na pista de 550 metros por 19 metros de largura, o complexo esportivo poderá receber exposições, feiras de agronegócio e da agroindústria, espetáculos artísticos, eventos religiosos e diversas outras atividades.

Estudos apontam que um dos maiores gastos da saúde pública se refere ao trauma provocado por acidentes de trânsito, sendo que uma boa parte ocorre durante a prática de “rachas” clandestinas. “Sou totalmente contra esse tipo de disputa de rua clandestina e sem as devidas precauções”, afirmou Delegado Recalcatti.

“O arrancadão é um esporte que possui regras e exige equipamentos de segurança tanto para os praticantes, quanto para o público”. “Por isso, o VeloFoz vai trazer mais conforto e segurança para a prática desse esporte motorizado, com um local adequado e bem estruturado”, avaliou o parlamentar.

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout