Recalcatti cobra responsabilidades pela tragédia na BR-277


O deputado Delegado Recalcatti (PSD) cobrou em discurso nesta segunda-feira, 03, a apuração de responsabilidades pelo grave acidente ocorrido na noite de domingo na BR-277, em São José dos Pinhais, em que morreram oito pessoas e 23 ficaram feridas. "É preciso esclarecer o que provocou o acidente e, se for o caso, punir os seus responsáveis", afirmou.

"A falta de visibilidade provocada pela neblina e a fumaça da queimada teriam contribuído para a tragédia, mas é preciso também questionar se outros fatores não teriam evitado a gravidade do acidente", completou ele, ao lamentar o falecimento de tantas pessoas. A tragédia envolveu um caminhão, cinco motocicletas e 16 veículos, incluindo uma viatura da Polícia Militar.

Para Delegado Recalcatti, é preciso dar um esclarecimento à população sobre o acidente. Entre outros fatores que podem ter contribuído com a tragédia, ele citou o comportamento dos motoristas envolvidos, a falta de sinalização em local de risco como a neblina e as causas do incêndio à beira da rodovia.

Ele insistiu sobre a falta de providências da concessionária Ecovia, que administra aquele trecho da BR-277, diante da constante coluna de fumaça que vinha se formando nos últimos dias por causa da queimada numa propriedade privada ao lado da rodovia. "O que essa empresa fez para evitar acidentes?", perguntou.

ACIDENTE - Pelos relatos de testemunhas e das polícias, primeiro aconteceu um engavetamento entre alguns veículos, o que fez com os motoristas parassem na estrada e no acostamento. Quando as pessoas desceram dos carros para ver o que estava acontecendo, um caminhão atingiu o engavatamento e foi arrastando os veículos por alguns metros, provocando pânico e as oito mortes.

Delegado Recalcatti lembrou que, no Brasil, os acidentes de trânsito matam cerca de 40 mil pessoas por ano. "São milhares de vidas perdidas e, raramente, a responsabilidade é apurada ou os seus causadores são julgados", afirmou.

(FOTO: Orlando Kissner / Arquivo Divulgação ALEP)

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout