Paraná prepara Força Estadual de Saúde para situações de calamidade


Uma força tarefa de voluntários será criada no Paraná com a ativação de um cadastro de profissionais, pesquisadores, estudantes e trabalhadores da área de saúde para atuar em situações de emergência que pressionem o sistema de saúde. A proposta aprovada há duas semanas na Assembleia Legislativa foi sancionada na quarta-feira, 17, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A Lei 20.240/2020 estabelece as diretrizes para a criação da Força Estadual da Saúde do Paraná (FES-PR) que poderá ser convocada em situações de epidemia, pandemia, desastre, catástrofe e calamidades em saúde pública e eventos de massa. “A proposta é muito importante porque prepara o Paraná para situações graves como a que enfrentamos hoje com o Corona Vírus", afirmou o deputado Delegado Recalcatti, um dos coautores da matéria.

O projeto de Lei foi idealizado pelo deputado estadual Michele Caputo e assinado por diversos parlamentares. O texto sancionado ainda deve ser regulamentado pelo governo estadual e, se isso for feito a tempo, poderá contribuir ainda no combate à pandemia da Doença do Corona Vírus, a Covid-19. “A força tarefa será composta por equipe especializada e multidisciplinar", explicou Delegado Recalcatti.

CADASTRO - Estarão aptos a participar da FES-PR, como voluntários, os profissionais com formação na área da saúde, estudantes de nível superior ou técnico, servidores e funcionários de hospitais e das Secretarias Estadual e Municipais da Saúde.

Assinaram o projeto de lei para a criação da Força Estadual de Saúde os deputados: Douglas Fabrício, Boca Aberta Júnior, Goura, Soldado Fruet, Subtenente Everton, Luiz Claudio Romanelli, Delegado Jacovós, Delegado Fernando Martins, Coronel Lee, Cristina Silvestri, Luciana Rafagnin, Cantora Mara Lima, Alexandre Amaro, Tercílio Turini, Gilson de Souza, Delegado Francischini, Evandro Araujo, Luiz Fernando Guerra, Do Carmo, Mabel Canto, Emerson Bacil, Nelson Luersen, Jonas Guimarães e Homero Marchese.

(FOTO DE ARQUIVO: Divulgação Alep)

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout