Recalcatti propõe criação do Circuito “Cidades Históricas do Paraná”


Das cidades na região do Litoral que nasceram no século XVII dando início à História do Paraná às que foram criadas por causa da intensa passagem dos tropeiros que percorriam a longa rota entre Viamão, no extremo Sul, e o centro comercial de Sorocaba, no interior paulista.

É para identificar, roteirizar e dar visibilidade ao conjunto de cidades que marcaram a formação do Estado que o deputado Delegado Recalcatti (PSD) apresentou o projeto de Lei que cria o Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná, que se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa.

O projeto de Lei autoriza o governo estadual a definir o traçado geral do roteiro que envolve 12 cidades das regiões do Litoral, Curitiba, Campos Gerais e Sul. Além de terem sido os primeiros a serem fundados e os que serviram ao tropeirismo, esses núcleos urbanos tiveram em algum momento importância histórica para o Paraná ao longo dos últimos quatro séculos.

LEIA TAMBÉM AQUI SOBRE AS CIDADES HISTÓRICAS DO PARANÁ

“Essas cidades contam sobre o nosso passado e a maior parte já possui estrutura para recepção de turistas, além de terem atrativos na gastronomia, hábitos, festas e tradições”, explica Delegado Recalcatti. Ele também foi autor da recente Emenda das bases para as políticas de turismo sutentável na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná.

Pelo projeto de Lei 244/2020, o governo estadual responderá ainda pela padronização da sinalização e pela divulgação em massa do Circuito Turístico das Cidades Históricas do Paraná. Caberá aos executivos municipais realizar o mapeamento e definir os atrativos, rotas e pontos turísticos de cada cidade, facilitando o percurso com sinalização adequada e divulgação nas mídias tradicionais e eletrônicas.

“Os municípios devem se preocupar em desenvolver projetos, eventos e atrações voltadas para esse conceito histórico, criando uma identidade ao longo dessas rotas”, disse Delegado Recalcatti. “O principal objetivo é estimular a visitação desses municípios, promovendo o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e a movimentação de toda a cadeia econômica do turismo”, completou.

Fazem parte do Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná os municípios de Antonina, Campo do Tenente, Carambeí, Castro, Curitiba, Lapa, Morretes, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Porto Amazonas e Rio Negro. O PL prevê ainda a promoção da educação ambiental e o incentivo à mobilidade urbana e acessibilidade a deficientes.

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout