Uma homenagem aos profissionais de saúde

ARTIGO DA SEMANA

A pandemia da Doença do Corona Vírus, o COVID-19, já é o maior caso de saúde pública da história recente da humanidade. O quadro atual é alarmante e não temos ainda uma previsão para o seu fim. Vivemos tempos difíceis, que devem ser enfrentados conforme orientam os médicos, cientistas e autoridades por mais que sejam medidas duras e que colocam a economia em risco. O isolamento social – o famoso Fique em Casa – é infelizmente a única forma de evitar uma tragédia maior.

O grande problema do Corona Vírus não é a letalidade (ou a quantidade de mortes que provoca). E, sim, a velocidade com que se prolifera e a sua resistência, já que, segundo os cientistas, ele permanece ativo por até cinco dias, sendo que a incubação no corpo humano pode levar até 14 dias ou mais. Cidades e países que menosprezaram esses dois fatores, desafiando o isolamento social, estão sofrendo com milhares de mortes. E, pior de tudo, estão com o sistema de saúde totalmente saturado.

É nesse ponto que quero concentrar o artigo desta semana, prestando uma homenagem àqueles que neste momento são os verdadeiros heróis: os profissionais de saúde. Os idosos são o principal grupo de risco do Corona Vírus devido à baixa imunidade. Mas médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, atendentes e todos os trabalhadores da saúde, mesmo não pertencendo a grupos de risco, já somam o segundo maior número de contaminados e de mortos no mundo inteiro.

Como profissionais, todos fizeram um juramento de salvar vidas. E, por conta disso, eles estão vivendo um drama diário, colocando em risco a própria vida ao manter contato direto com pessoas infectadas e doentes. O Brasil vive os estágios iniciais da propagação do Corona Vírus. Não temos ainda hospitais superlotados como tem ocorrido em países asiáticos, europeus e, agora, nos Estados Unidos. Mas a preocupação é muito grande porque os casos mais graves são tratados em UTIs.

Nesse cenário dramático que se avizinha que os profissionais da saúde terão papel fundamental e serão as pessoas mais importantes em toda essa situação. Será deles que vamos depender. Quase não acreditei quando há algumas semanas saiu no noticiário que trabalhadores da saúde estavam sendo hostilizados por estarem expostos ao Corona Vírus. Isso não se faz, isso é covardia. Eles, hoje, podem ser considerados heróis. E também anjos por estarem nos protegendo.

Mas não são somente os profissionais de saúde que merecem os nossos aplausos. Ao decretar o isolamento social, os governos municipais e estaduais têm definido os serviços que não podem parar, considerados essenciais. E são muitos os trabalhadores e profissionais que precisam sair de suas casas diariamente, enfrentando o temor da contaminação. Garis, caminhoneiros, frentistas, motoristas de coletivos, táxis e de aplicativos, farmacêuticos, entre muitos e muitos outros.

A todos eles, o nosso muito obrigado!

dep.delegadorecalcatti@gmail.com

https://www.instagram.com/delegadorubensrecalcatti/

https://www.facebook.com/DelegadoRecalcatti/

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout