Tradições populares e rock’n’roll são homenageados na Comissão de Cultura

As manifestações culturais, as tradições e o rock’n’roll foram celebrados nesta segunda-feira, 11, na primeira reunião de 2020 da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, com a aprovação de 13 projetos de Lei criando ou inserindo eventos no Calendário Oficial do Estado. Presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD), a Comissão é formada pelos deputados Tadeu Veneri, Goura, Galo, Mabel Canto, Estacho e Boca Aberta Jr.

Quatro eventos voltados aos roqueiros tiveram aprovada a sua inserção no Calendário Oficial. O Indomáveis Motors que reúne em abril, em Cascavel, motoqueiros de todo o país com muita música e ronco de motores, que foi proposto do deputado Marcio Pacheco. O Festival Megarock de Foz do Iguaçu, em julho, reúne bandas de metal pesado e teve proposição dos deputados Goura e Soldado Fruet. O Festival Paraíso do Rock com bandas nacionais alternativas e consagradas que acontece em julho, em Paraíso do Norte, com proposta feita pelo deputado Arilson Chiorato. E o deputado Douglas Fabrício teve aprovado o projeto que institui o Dia Estadual do Heavy Metal, em 8 de julho.

CULTURA E RELIGIÃO – Por proposição do deputado Evandro Araújo, foi aprovada a inserção no Calendário Oficial do evento “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, comemorado anualmente no feriado de Sexta-feira Santa, nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Festival Interestadual da Interpretação da Canção Popular e Sertaneja (Festibom), que acontece em Bom Sucesso do Sul, foi reconhecido por proposição do deputado Soldado Fruet. E a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, também proposta pelos deputados Soldado Fruet e Goura, recebeu parecer favorável para ser reconhecida oficialmente.

TRADIÇÕES E FESTAS POPULARES – A proposta do deputado Marcio Pacheco para instituir a Semana Farroupilha de Cascavel, em 20 de setembro, também teve parecer favorável para ser inserido no Calendário Oficial. Pelas mãos do deputado Professor Lemos, três projetos de Lei também foram aprovados: a Festa do Costelão, celebrada em abril, em Querência do Norte; a Festa do Pinhão, em junho, na cidade de Inácio Martins; e a Cavalgada da Independência, em setembro, em Quitandinha. O deputado Soldado Fruet ainda apresentou a inserção no Calendário Oficial da Festa do Leitão Desossado na Grelha, que acontece em dezembro, em Bom Sucesso do Sul. Do deputado Rodrigo Estacho (PV), veio a proposta que celebra o Dia do Trovador, em 20 de julho, que também teve parecer aprovado.

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout