Recalcatti defende proposta de construção de unidade penitenciária em Jataizinho

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) encaminhou nesta semana expediente com pedido de providências ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Coronel Rômulo Marinho, para a construção de uma unidade prisional no município de Jataizinho, no Norte do Paraná, a 400 Km de Curitiba. A Prefeitura de Jataizinho já manifestou ao governo o interesse pela doação de um terreno para a construção da obra.

 

De acordo com o Delegado Recalcatti, o prefeito de Jataizinho, Dirceu Urbano Pereira, reafirmou recentemente ao diretor geral do Departamento Penitenciário, Delegado Francisco Caricati, a proposta de desapropriação de uma grande área nos arredores do município. “Ele encaminhou um documento com imagens do imóvel e de suas características, colocando à disposição para desapropriação”, disse o parlamentar. A área poligonal possui 4,84 hectares.

 Posse da nova diretoria do Conseg de Jataizinho, em 5 de junho passado. Prefeito Dirceu quer uma unidade prisional na cidade

 

“O prefeito reivindica uma unidade de colônia penal industrial para incentivar o trabalho dos detentos e demonstra que a obra poderá atender a região de Londrina e imediações”, afirmou Delegado Recalcatti. “Há uma carência inegável por unidades prisionais e penitenciárias no Paraná e devemos aproveitar a boa vontade dos prefeitos que se dispõem a trabalhar para amenizarmos esse grande problema”, avaliou.

 

No ofício ao secretário, Delegado Recalcatti lembrou que as Delegacias da Polícia abrigam hoje cerca de 9.000 detentos que já deveriam ter sido encaminhados ao sistema penitenciário, o que não acontece por falta de unidades. Delegado Recalcatti aponta como causa do problema a falta de investimentos há mais de 10 anos.

 

No mês passado, Delegado Recalcatti esteve em Jataizinho para a posse do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município, Fabiano Roberto Marques, com quem já havia tratado do assunto. “Há o entendimento de que a unidade penitenciária é uma necessidade devido à situação das Delegacias da Região”, destacou.

 

Em solenidades oficiais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem anunciado a construção de 12 unidades prisionais ao longo do seu governo. “Ainda não temos mais informações sobre este plano mas torcemos para que se confirme e seja executado em breve”, afirmou Delegado Recalcatti, que é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout