Comissão trabalha para formular políticas públicas para a produção cultural do Paraná

Estabelecer uma ponte entre o Poder Legislativo paranaense e a classe artística e da produção cultural, incluindo gestores e autoridades, para avançar na formulação das políticas públicas voltadas para a cultura, arqueologia, artes e preservação do patrimônio. Este tem sido o foco do trabalho da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD), que encaminhou recentemente à mesa diretora da Casa o relatório semestral de atividades (LEIA A ÍNTEGRA AQUI)

                                                  

O documento condensa as ações legislativas e políticas da Comissão de Cultura. Na primeira parte, registra que foram analisados e votados seis projetos de Lei. A maioria cria datas comemorativas e inclui festividades no calendário Turístico e Cultural do Paraná. As ações políticas aconteceram em várias frentes, como a realização de uma audiência pública, reuniões com autoridades e acompanhamento do trabalho dos gestores municipais de cultura

 Reunião da Comissão de Cultura com secretário Hudson José (Foto: Assessoria de Imprensa)

 

A primeira reunião da Comissão, em 19 de março, foi destinada a uma importante conferência entre os deputados e o secretário de Comunicação Social e de Cultura, Hudson José. Ele explanou sobre planos, orientações e propostas, em que destacou a descentralização das ações da atual Superintendência de Cultura e dos recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE). Segundo ele, a interiorização será “uma marca deste governo”.

 

Para o deputado Delegado Recalcatti, esta é uma postura que deve ser estimulada. “Levar a cultura para o interior é uma das metas da Comissão de Cultura. Não adianta as ações culturais serem só realizadas em Curitiba e Região Metropolitana. Muita gente do interior nos procura e nos passa essa situação. Vamos trabalhar para levar mais cultura ao interior. Devemos realizar uma reunião em Maringá para debater como essa interiorização deverá acontecer”, explicou.

 

Na reunião com o secretário, também ficou acertada a realização de uma Audiência Pública que aconteceu no dia 24 de abril, no Plenarinho da Assembleia, e contou com uma plateia quantitativa e qualitativamente significativa. Manifestações reivindicatórias, proposições legislativas e ações parlamentares foram expostas, anotadas e distribuídas para os devidos encaminhamentos. “O evento obteve grande repercussão e marcou o início dos nossos trabalhos junto à comunidade”, disse Realcacatti.

 

A Comissão de Cultura tem acompanhado o trabalho dos gestores municipais em especial, por meio dos Fóruns de Gestores Municipais de Cultura da RMC e também do G7, que reúne secretários e presidentes de Fundações Culturais dos sete maiores municípios do interior. O relatório cita ainda a participação nas atividades da Superintendência de Cultura, como a 8ª Audiência Pública sobre o Plano Estadual da Cultura.

 

Esse evento encerrou em Curitiba o ciclo de debates que percorreu o interior do Paraná nos últimos meses, capitaneado pela superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Como presidente da Comissão, apresentei ainda uma Emenda Aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias solicitando aumento dos recursos para projetos e programas da área”, destacou o presidente da Comissão.

 

Além de Delegado Recalcatti, fazem parte da Comissão de Cultura os deputados Tadeu Veneri, vice-presidente, Galo, Boca Aberta Jr, Rodrigo Estacho, Goura e Mabel Canto. “É no sentido de ampliar e aprofundar as estratégias de aproximação desta Comissão com a classe artística e da produção cultural que vamos continuar trabalhando e nos empenhando”, afirmou Delegado Recalcatti.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout