Na Assembleia, Delegados pedem convênios entre Polícia Civil e Guardas Municipais

Os três Delegados da Polícia Civil, eleitos deputados estaduais no ano passado, aprovaram em plenário um requerimento conjunto em que pedem ao governo estadual providências para a celebração de convênios entre a Polícia Civil e as Guardas Municipais. Eles alegam que a medida dará mais agilidade às investigações judiciárias, melhorando os índices de elucidação de casos.

(Foto: Dálie Felberg / Divulgação Alep)

 

Os deputados Delegados Fernando, Jacovós e Recalcatti, na prática, defendem que os convênios permitam a otimização dos trabalhos “através da cooperação técnica, material e operacional, bem como através da cessão de servidores municipais para atividades administrativas”. Por Lei, a investigação judiciária é função exclusiva da Polícia Civil, sob comando de um Delegado.

 

“Considere-se ainda que uma parceria entre o Estado e os municípios estruturados com Guardas Municipais implicaria, por via indireta, no aumento do efetivo disponível para a investigação criminal”, anotaram os três Delegados. No documento, eles citam que a medida está legalmente amparada na Lei Federal 13.022, de 2014, que prevê a colaboração entre as forças de segurança das esferas municipal, estadual e federal.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout