Proposta de Recalcatti cria defesa judicial gratuita aos policiais

Mais uma proposta em benefício dos policiais do Paraná, de autoria do deputado Delegado Recalcatti (PSD), ganha repercussão entre a classe e angaria adesões. Em co-autoria com os deputados Do Carmo (PSL) e Soldado Fruet (PROS), ele protocolou no primeiro dia dos trabalhos legislativos, em 4 de fevereiro, projeto de Lei que prevê a todos os integrantes das forças de segurança pública assistência jurídica integral e gratuita nos casos em que, no exercício de suas funções, tenham se envolvido em demandas judiciais. A defesa dessas categorias deverá ser exercida pela Procuradoria Geral do Estado.

 (Foto: Dálie Felbert/Divulgação Alep)

 

“Este projeto de Lei busca estabelecer uma legislação em nível estadual em consonância com o que já está em prática na esfera Federal, beneficiando desde 2007 os integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça”, explicou Recalcatti. No caso da Senasp, a defesa gratuita pelo Estado é ofertada aos integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria de Operações Integradas e do Departamento Penitenciário Nacional.

 

Pelo projeto de Lei apresentado por Recalcatti, Do Carmo e Soldado Fruet, a assistência jurídica será assegurada aos policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, servidores da Polícia Científica, agentes penitenciários e agentes socioeducativos. “Importante ressaltar que esses servidores dedicam a vida à defesa do Estado e da sociedade, em condições muitas vezes precárias, e numa situação em que se tornam réus são abandonados pelo Estado”, justificou.

 

Os parlamentares deixam claro que a defesa judicial gratuita será exercida pela Procuradoria Geral do Estado e, nos casos de insuficiência de recursos do réu, passará a ser de responsabilidade da Defensoria Pública do Estado. Esse dispositivo estabelece uma similaridade com a legislação federal, recentemente alterada pelo presidente Jair Bolsonaro. Na Assembleia Legislativa do Paraná, outros deputados estaduais também protocolaram posteriormente projeto de Lei de igual teor. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout