Assembleia reúne educadores e conclui primeiro documento no Paraná para Reforma do Ensino Médio

O Seminário da Educação Básica do Estado do Paraná foi encerrado na manhã desta sexta-feira (25) com audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa, convocada pelos deputados Delegado Recalcatti (PSD), Hussein Bakri (PSD) e Maria Victoria (PP), os dois últimos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Educação da Casa.

 

Para o deputado Recalcatti, o seminário foi uma iniciativa histórica, unindo o Legislativo e instituições da área educacional em torno de um tema que interessa a toda a sociedade e é de fundamental importância para o futuro do país: “Notou-se a preocupação dos professores e demais participantes em relação à carga horária para o aprendizado dos conteúdos. As conclusões dos vários grupos de estudo aqui reunidos foram muito bem elaboradas e inteligentes. Agora nos cabe acompanhar como essas propostas irão influir na implantação da BNCC no Paraná”.

 

 (Foto: Dálie Felberg / Divulgação Alep)

 

Durante o evento, coordenado pelos professores da UNINTER Dinamara Machado e Marlus Geronasso, foram lidos e discutidos os relatórios apresentados pelas cinco comissões temáticas constituídas por professores, pedagogos e técnicos da área, da rede pública e privada de ensino, além de representantes de entidades estudantis.

 

Esses relatórios contemplam sugestões e propostas para a implantação da Base Nacional Comum Curricular no Estado, como carga horária, estruturação das escolas de Ensino Médio, garantia de oferta de tecnologia digital, formação de professores, acesso ao Ensino Superior, distribuição dos itinerários formativos, entre muitas outras. Recebidas pela Comissão de Educação e pelo gabinete do deputado Recalcatti, elas serão agora encaminhadas à Secretaria de Estado de Educação e ao Conselho Estadual de Educação.

 

O professor Marlus Geronasso, secretário-geral do evento, comemorou seus resultados e enalteceu o Legislativo estadual por oportunizar um debate de alto nível, plural e democrático. “Estamos falando de uma mudança no Ensino Médio que afeta cerca de 400 mil estudantes. Trata-se de pensar o futuro, melhorando a qualidade da educação como um todo”.

 

A professora Dinamara Machado, presidente do seminário, destacou o êxito da iniciativa que teve lugar na sede do Poder Legislativo estadual, e a importância do currículo na vida estudantil: “A BNCC permite aos jovens escolher o caminho que desejam trilhar através da experimentação”, observou. Ao mesmo tempo, defendeu uma inserção maior da Educação à Distância nos currículos escolares, utilizando de modo eficiente os benefícios das tecnologias digitais, na modalidade semipresencial ou educação híbrida. Para ela, a escola moderna é formada de teoria e prática: “Educação não tem partido. Deve ter é qualidade”.

 

Os coordenadores ou relatores dos cinco grupos de análise constituídos para estudar a BNCC pelo viés das Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Formação Profissional, apresentaram os relatórios e as sugestões que serão submetidas às autoridades estaduais da área educacional.

 

Dentre as propostas apresentadas estão a necessidade de manter os cinco Itinerários Formativos em todas as escolas e de forma presencial; que o aluno tenha acesso, já no 1º ano, a informações do mundo do trabalho para fazer escolhas alinhadas a um projeto de vida; e a opção de escolha do cumprimento da carga horária por parte das escolas, conforme as realidades locais.  

 

(Íntegra da Audiência Pública, do Canal no Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná) 

 

 

(Acesse Álbum de Fotos, do Flickr da Assembleia Legislativa do Paraná aqui)

 

 

Galeria de Fotos: Dálie Felberg / Divulgação Alep

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout