Reforma do Ensino Médio em debate na Assembleia Legislativa

De hoje até sexta-feira, a Assembleia Legislativa será palco de um grande debate sobre a aplicação da Lei 13.145, de 2017, que instituiu a Reforma do Ensino Médio, cujos efeitos passarão a vigorar a partir de 2019. Os debates terão como tema central a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que, dividida em cinco grandes áreas, passará a guiar todo o conteúdo do ensino médio a partir do próximo ano.

                                    

“É importante o Paraná sair na frente nesse debate que me foi proposto por uma grande instituição de ensino privada e que acredito ser necessário para antevermos os efeitos desta Lei e planejarmos a sua aplicação”, explicou o deputado Delegado Recalcatti, proponente do Seminário da Educação Básica no Paraná. A abertura do evento acontece hoje, dia 23, a partir das 18 horas.

 

 

O ato solene contará com a presença de estudantes, professores, representante do Ministério da Educação, autoridades públicas estaduais, reitores de universidades privadas e públicas, dirigentes de instituições de ensino médio, técnicos e acadêmicos de educação e pedagogia e demais interessados no tema (ver lista abaixo). “A proposta é realizar uma discussão num ambiente democrático de respeito às diferentes correntes pedagógicas, políticas e curriculares”, definiu Recalcatti.

 

Na quinta-feira, dia 24, entre 8h30min e 17 horas, acontecerão os debates simultâneos sobre os efeitos práticos da Lei 13.145/2017 em cinco comissões setoriais, que irão tratar de cada uma das áreas que compõem a BNCC: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Formação Técnica e Profissional. No final da tarde, os documentos gerados por cada grupo serão sistematizados e receberão redação final.

 

Na manhã da sexta-feira, dia 25, sob convocação da Comissão de Educação da Assembleia, será realizada uma audiência pública para apresentação e leitura dos documentos elaborados pelas comissões setoriais e os respectivos “itinerários formativos” – com os quais as escolas poderão oferecer uma formação acadêmica mais aprofundada em uma ou mais áreas do conhecimento, em detrimento das demais.

 

Um documento reunindo as conclusões do Seminário será elaborado e encaminhado aos Conselhos Estadual e Nacional de Educação. O evento, realizado pelo deputado Delegado Recalcatti em parceria com os deputados Hussein Bakri e Maria Victória, presidente e vice da Comissão de Educação, conta com apoio e parceria do Centro Universitário Internacional Uninter, que também participa da organização do evento.

 

-x-x-x-x-

 

CONVIDADOS CONFIRMADOS

 

WISLEY JOÃO PEREIRA, Coordenador Geral do Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica/MEC. Representa o ministro da Educação, Rossiele Soares

 

GRACIELA BOLZÓN DE MUNIZ, reitora em exercício da UFPR

 

VANESSA ISHIKAWA RASOTO, reitora em exercício da UTFPR

 

BENHUR GAIO, reitor do Centro Universitário Internacional UNINTER

 

JOSÉ PIO MARTINS, reitor da Universidade Positivo – UP

 

WILSON PICLER, chanceler Centro Universitário Internacional UNINTER

 

INÊS CARNIELETTO, superintendente da Secretaria de Estado da Educação – SEED

 

OSCAR ALVES, presidente do conselho Estadual de Educação – CEE.

 

WELLINGTON TIAGO, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas Do Paraná - UPES

 

-x-x-x-x-x-

 

SERVIÇO

 

Pauta – Seminário sobre Educação Básica no Paraná – Tema: Reforma do Ensino Médio


As inscrições gratuitas devem ser feitas no link www.uninter.com/extensao ou na hora do evento.

 

Os participantes ganharão certificação de horas extracurriculares.
 

-x-x-x-x-x-


PROGRAMAÇÃO

23 de maio – Plenário

18 horas – Solenidade de abertura, com palestra da professora Maria Ester Galvão de Carvalho, coordenadora do Fórum Nacional de Educação.


24 de maio – Diversos ambientes
 

8h30min / 12 horas – Discussão das temáticas específicas da BNCC, assim distribuídos: Linguagens (Plenário); Ciências Humanas (Plenarinho); Formação Profissional (Salão Nobre); Ciências da Natureza (Sala das Comissões, prédio administrativo); e Matemática (Auditório Legislativo).

 

13h30min / 17 horas – Elaboração dos documentos temáticos.

 

17 horas / 18 horas – Comissão de Sistematização e Redação Final


25 de maio - Plenarinho

9 horas – Audiência Pública para discussão dos documentos temáticos e elaboração de documento final do Seminário.

 

Endereço

Assembleia Legislativa – Praça Nossa Senhora da Salete, s/n – Centro Cívico, Curitiba

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout