Aprovado projeto de Lei que autoriza PM a reproduzir cavalos

Foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira, 11, o projeto de Lei que autoriza a Polícia Militar do Paraná, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMon), a promover a reprodução e criação de um plantel próprio de equídeos em substituição às aquisições dos animais por licitação. A proposta será submetida ainda a mais duas votações, possivelmente, na próxima semana.

 

O projeto de Lei, apresentado a pedido do comando do RPMon, é de  autoria conjunta dos deputados Delegado Recalcatti (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Pedro Lupion (DEM) e Márcio Pauliki (PDT). “As compras via processos licitatórios para aquisição de equinos não permitem direcionamento de padrão de raça, restando plantéis adquiridos que podem se revelar de baixa qualidade genética”, justificam os parlamentares.

 

“A maior preocupação do RPMon é com a melhoria genética dos animais, alcançando padrões de estrutura física e comportamentais próprios para a atividade policial”, explicou o Delegado Recalcatti. Além do policiamento ostensivo, os equídeos do RPMon são utilizados para os desportos competitivos e para a equoterapia – tratamento interdisciplinar de pessoas com deficiências psicomotoras.

 

De acordo com a proposta, a produção própria de equídeos poderá também gerar um excedente para ampliar o policiamento montado e fornecer animais a preço subsidiado para agricultores familiares. “São diversas as possibilidades de destinação dos animais e do material genético excedente”, disse Recalcatti.

 

Foto: Soldado Feliphe Aires / Site da AEN

 

 

 Delegado Recalcatti é um dos autores do projeto de Lei (Foto: Pedro de Oliveira / Divulgação Alep)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout