Proposta acaba com acúmulo de cadáveres no IML

07.12.2017

O governo estadual encaminhou nesta quarta-feira (22) à Assembleia Legislativa um projeto de Lei que passa a autorizar o Instituto Médico Legal (IML) a sepultar, a partir do trigésimo dia, os cadáveres não identificados ou não reclamados por familiares. Dezenas de corpos estão depositados no IML nessas condições. Alguns datam de 2014.

 

“A medida será importantíssima para acabar com o acúmulo de cadáveres no IML, melhorando as condições de trabalho dos seus servidores”, afirmou o deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), que havia denunciado o problema em pronunciamento no último dia 17 de outubro. O assunto ganhou imediata repercussão em toda a mídia.

 

“Considero uma vitória da Polícia Científica que agora poderá transferir a sede do IML de Curitiba para o bairro do Tarumã sem precisar levar junto esses cadáveres”, afirmou. De acordo com a proposta, os corpos deverão ser sepultados no município onde foram localizados. Se a prefeitura não tiver condições, o sepultamento ocorrerá no município sede do IML.

 

A inumação dos cadáveres ocorrerá somente após o IML realizar alguns procedimentos, como divulgação dos dados no site do órgão na Internet, a realização de busca de familiares, a coleta e preservação de impressões datiloscópicas, a preservação das características da arcada dentária, entre outros, para posterior identificação caso haja necessidade.

 

Além de se pronunciar na Assembleia Legislativa sobre o acúmulo de cadáveres, o deputado Delegado Recalcatti também encaminhou ao governo estadual pedido de providências para resolução da situação. Também havia solicitado informações sobre a elaboração do projeto de Lei que foi entregue ao legislativo nesta quarta-feira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout