Recalcatti reafirma reivindicações para reestruturar Polícia Civil

05.10.2017

O deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD) protocolou nesta quinta-feira, na Casa Civil, ofício em que reúne as principais e mais urgentes reivindicações para a reestruturação do Departamento de Polícia Civil do Paraná. “Desde que assumi há cinco meses, tenho debatido na Assembleia Legislativa questões fundamentais e prioritárias para a segurança pública e vou continuar insistindo nesse sentido”, afirmou Recalcatti.

 

No ofício, o deputado descreve quatro pedidos principais: imediata contratação de 50 funcionários para o Instituto de Identificação, por meio da Lei de Terceirização; criação de 400 cargos por Processo de Seleção Simplificada (PSS) para serviços administrativos até a realização de concurso público; criação do corpo de inativos da Polícia Civil, nos moldes do que foi feito para a PM-PR; e criação de 300 cargos para suprir a defasagem de pessoal em Delegacias de Polícia.

 

De acordo com o deputado Recalcatti, as estruturas do DPC encontram-se em “situação caótica”. O número de servidores atualmente equivale ao quadro de pessoal que existia nos anos de 1980, ao passo que a população do Estado subiu de 8 milhões para quase 12 milhões de habitantes. “Há uma desproporção entre o desenvolvimento que o Estado vivenciou e as estruturas policiais mantidas nesse período”, explicou. “Talvez este seja um dos focos do aumento da violência”.

 

Para ilustrar essa situação, Recalcatti citou um quadro obtido no DPC que demonstra a quantidade de vagas em aberto na instituição. “Apenas para ter um exemplo, posso dizer que, de 1.400 vagas existentes para escrivães, apenas 707 estão preenchidas”, destacou. “Faltam 693 profissionais para completar o que o próprio quadro de pessoal informa que são necessários”.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout