256 municípios no Paraná estão sem delegados, diz Recalcatti

22.05.2017

O deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD) apresentou nesta semana um pedido de providências ao governador Beto Richa (PSDB) para a contratação de Delegados de Polícia já aprovados em concurso público realizado em 2013. Desde aquela época, foram nomeados 122 profissionais, restando ainda preencher outras 110 vagas.

 

No expediente ao governador, Recalcatti pede para que ao menos 49 delegados sejam contratados em regime de urgência, reforçando uma solicitação já feita pela própria Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP). “Mesmo com essas contratações, o quadro de delegados no estado continuará deficitária”, alertou.

 

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, Recalcatti informou que, desde 2013, já houve 66 baixas dos quadros por aposentadoria, exoneração e falecimento. Até o final deste ano, outros 30 pedidos de aposentadoria deverão ser efetivados. De acordo com relatório da própria SESP, 256 municípios no Paraná encontram-se sem delegados de Polícia, sendo que sete são sedes de Comarca.

 

No total, cerca de 1,3 milhão de habitantes não dispõem de atendimento policial, causando acúmulo de inquéritos, ausência de registros de Boletim de Ocorrência e dificuldades na apuração das infrações penais. Além disso, diversas Delegacias Especializadas no interior do Estado não contam com um titular à sua frente.

 

O parlamentar reconheceu os esforços do governador para solucionar o problema. Em janeiro deste ano, Beto Richa assumiu o compromisso de contratar novos delegados. “Entendo a situação de dificuldade de caixa diante da atual crise econômica, mas é preciso encontrar uma solução para resolver o atendimento à população”, afirmou.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • ico_face_B
  • ico_ista_B
  • ico_yout_B

Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº. Edifício Pres. Tancredo Neves. Gabinete 001, Térreo. Curitiba, PR, CEP: 80530-911.

Telefone: (41) 3350-4335

E-mail: dep.delegadorecalcatti@gmail.com

  • ico_face
  • ico_ista
  • ico_yout